Notícias

Professoras da Unigran apresentam artigos científicos em congresso na França


As pesquisadoras Lilia Nantes e Nara Sgarbi fizeram estudos em Análise do Discurso


De 11 a 14 de setembro de 2019, será realizado o 3º Congresso Discourse Net em colaboração com ALED - Associação Internacional de Estudos do Discurso na Universidade Cergy-Pontoise, em Paris, na França. O ensino a distância da Unigran será representada por Lilia Nantes, professora mestre e coordenadora pedagógica da pós-graduação, e Nara Sgarbi, professora doutora e coordenadora da Revista Interletras. As pesquisadoras tiveram trabalhos aceitos no evento, que publicará o material.

Lilia irá apresentar o estudo Interdiscurso e assujeitamento: inclusão das identidades híbridas das crianças da fronteira. O estudo do tema teve como objetivo identificar como o multiculturalismo e a multi-interculturalidade podem influenciar no processo de construção da identidade dos estudantes pertencentes às cidades de fronteira em Ponta Porã /MS (Brasil) e Pedro Juan Caballero (Paraguai). “Sob o enfoque da Análise do Discurso, buscou-se identificar a construção das identidades híbridas, múltiplas das crianças da fronteira. A fronteira internacional Brasil-Paraguai apresenta-se como um espaço dinâmico e complexo em função da contiguidade física entre os dois espaços físicos e da efetiva mobilidade populacional para ambos os lados do limite internacional”, comenta a pesquisadora.

Nara, por outro lado, estudou os Efeitos de sentido: discursos de ódio e implicações para a educação escolar indígena. Segundo ela, o tema foi escolhido pela proximidade com a comunidade indígena de Dourados/MS, por já ter atuado com alunos indígenas na graduação, no ensino presencial e EaD, e ainda por presenciar as dificuldades que sofrem em questões voltadas à educação. “Apesar da busca incessante pelo “apagamento” desses povos e suas línguas, o discurso indígena resiste. Importante destacar que mesmo diante de um contexto linguisticamente complexo, esse sujeito enuncia e sobrevive de forma corajosa, ora quando se identifica com determinada Formação Discursiva, ora quando, por meio da língua, escapa aquilo a que resiste ou aquilo que lhe falta”, explica a professora.

SOBRE O EVENTO

O tema do DNC3-ALED em 2019 é “Conhecimento e poder em um mundo policêntrico: os discursos por meio das línguas, das culturas e dos espaços”. De referência internacional, o encontro faz parte de uma rede interdisciplinar de pesquisadores em Análise do Discurso. 

O congresso é referência para a área da Análise do Discurso nas ciências humanas e sociais. Para Lilia, “a partir do momento em que nós pesquisadoras da UNIGRAN temos o reconhecimento de nossos trabalhos, integramos novos conhecimentos, desenvolvemos novos saberes e competências que irão refletir positivamente no desenvolvimento de nosso trabalho, enquanto professoras e junto aos nossos estudantes”.

VISITA À UNIGRAN EUROPA

Aproveitando a proximidade da França com a Bélgica, as pesquisadoras irão visitar a unidade em Bruxelas da Unigran Europa. As expectativas são ótimas.

“Estamos realizadas em virtude da aceitação de nossa pesquisa e por termos a oportunidade de agregar mais conhecimento. Além disso, estamos muito felizes por poder se reunir com colaboradores e alunos em Bruxelas. Esse contato é importante, em especial para os que estão em outros países e vivem uma diferente cultura e idioma”, ressaltam Lilia e Nara.