Notícias

Unigran Net celebra Dia Mundial do Doador de Sangue




O dia 14 de junho é dedicado para conscientizar a população sobre a necessidade da doação de sangue e como o ato pode fazer a diferença na vida de outras pessoas. Em 2017, a Organização Mundial da Saúde (OMS) quis alertar para a importância da doação em situações de emergência. Por isso, o Dia Mundial do Doador de Sangue este ano tem como tema “O que você pode fazer? Doar sangue. Doar agora. Doar regularmente”.
 
Como forma de celebrar a data, a Unigran Net fez uma visita ao Hemocentro Regional de Dourados e acompanhou a primeira doação de sangue professor e coordenador da Segunda Graduação em Pedagogia Fábio Leite. “Doar sangue, essa é minha primeira experiência, está sendo muito rico, porque quebra barreiras. Uma questão simples, mas que pode salvar vidas. Isso é essencial para nós”, diz.
 
Para o professor, o ato da doação ajuda não somente o outro, mas a si próprio, no sentido de fazer o bem da mesma forma que alguém faria isso pela gente. “Todo mundo deveria participar dessa experiência. É um tesouro que está dentro de nós e que nós podemos também espalhar para os outros”, declara Fábio.
 
O Hemocentro Regional de Dourados recebe cerca de 1.000 doações por mês, mas a quantidade é insuficiente para atender os seis hospitais de Dourados e mais 10 cidades da região. “A doação de uma única pessoa pode salvar até quatro vidas. Tem muitas pessoas esperando e, hoje em dia, a quantidade de doação não supre a demanda”, afirma Márcia Regina Miranda Tinós, chefe do Hemosul.
 
Márcia explica que a maior parte do sangue doado é destinada a pessoas que sofreram acidentes, passaram por cirurgia, que têm leucemia ou doenças crônicas. Além disso, os tipos sanguíneos O- e A- são os mais necessitados, especialmente nessa época do ano, pois a doação de sangue diminui com o frio e o aumento das doenças respiratórias. Dependendo do remédio ingerido, a doação pode ficar impossibilitada. Outro alerta é para quem tomou vacina da gripe, que impede a doação pelas 48 horas seguintes à aplicação.
 
Confira alguns pré-requisitos para a doação de sangue:
 
- Apresentar documento oficial com foto;
- Ingerir alimentação leve antes da doação;
- Pesar mais de 55 quilos;
- Ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores de 18 anos precisam estar acompanhados do responsável e maiores de 60 anos somente se já tiverem doado sangue anteriormente;
- Não ingerir bebida alcoólica 24 horas antes da doação;
- Não ter realizado exame de endoscopia ou colonoscopia nos seis meses anteriores a doação;
- Não ter feito cirurgia nos últimos seis meses, nem tatuagens e piercings no último ano.
 
 
Para mais informações, entre em contato com o Hemosul de Dourados pelo telefone (67) 3424-4192 ou pesquise os hemocentros pelo Brasil no site www.prosangue.sp.gov.br/hemocentros.
 

Encontre-nos

Baixe os apps Unigran


CONSULTE AQUI O CADASTRO DA INSTITUIÇÃO NO SISTEMA E-MEC